< Voltar

A revolução do retrofit

Reforma de imóveis usados surge como tendência do design e da arquitetura

 

No mercado imobiliário, é comum que imóveis precisando de reforma fiquem parados durante muito tempo, em busca de compradores. A dificuldade em vender casas e apartamentos usados pode gerar prejuízos enormes para os proprietários. Além disso, para evitar os transtornos de uma obra, o consumidor muitas vezes perde oportunidades interessantes de negócios. Nesse contexto, uma solução sustentável e vantajosa é o retrofit, tendência em ascensão no design e na arquitetura.

A proposta do retrofit é dar vida nova a imóveis antigos, modernizando-os e adequando os ambientes ao uso contemporâneo. Na Europa, onde há uma quantidade significativa de bens milenares (um acervo em grande parte tombado e protegido como patrimônio histórico), esses processos já vêm acontecendo há algum tempo. Prova disso é que cerca de 50% dos projetos arquitetônicos europeus são voltados ao retrofit. Na Espanha e em Portugal, por exemplo, a comercialização de imóveis secundários chega a ser até sete vezes maior do que de recém-construídos.

Atualmente, o mercado brasileiro do retrofit também se encontra em expansão, já que no primeiro trimestre deste ano o lançamento de imóveis novos caiu em mais de 26%, na comparação anual, segundo a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). Com essa inversão do consumo, as construtechs (startups do setor imobiliário) se viram diante de um nicho com potencial de crescimento, oferecendo a vendedores e compradores conveniência e praticidade na hora de reformar seus usados ou de comprar imóveis reformados.

Por que reformar?

As vantagens de investir em imóveis secundários são inúmeras. A primeira delas está na sustentabilidade: o retrofit é uma forma de contribuir para modos de vida mais conscientes, preservando a memória arquitetônica e promovendo o reaproveitamento de recursos ao “repaginar” um local ultrapassado, além de fazer parte de um modelo de negócios que só tende a crescer, inclusive no Brasil.

O retrofit é uma excelente solução para dar nova vida a imóveis antigos

Atualmente, o custo de uma construção nova é bastante alto, sobretudo considerando os valores de terrenos em grandes cidades como São Paulo. Outro problema está no fato de que muitos bairros consolidados nas metrópoles brasileiras já não dispõem de potencial construtivo, sendo necessário revitalizar os imóveis já existentes. No que diz respeito a construções de interesse histórico, que demandam conservação ou restauração, um projeto de retrofit não é apenas uma escolha como uma necessidade. Mesmo no caso de bens não tombados, o processo ajuda a resgatar uma parte importante da história local.

Retrabalhar e revitalizar imóveis usados é uma maneira responsável de lidar com o crescimento urbano. Além de diminuir as possibilidades de prejuízos, tanto para os desenvolvedores quanto para o meio ambiente, o retrofit abre possibilidades de soluções criativas e inovadoras, integrando técnicas construtivas antigas a tecnologias contemporâneas. Em geral, busca-se manter a integridade da arquitetura original, tornando o imóvel mais funcional, seguro e confortável. Para isso, é essencial contratar empresas competentes, tanto no planejamento quanto na execução, utilizando mão de obra especializada e materiais de qualidade.

O nível de complexidade de uma reforma pode variar, de acordo com cada propriedade, mas os processos de renovação geralmente incluem instalação de sistemas automatizados, elétrica e hidráulica, climatização, novos acabamentos e armários, proteção contra incêndio, segurança e acessibilidade, até mesmo alterações estruturais, quando necessário. O objetivo é ampliar a funcionalidade e a durabilidade do imóvel, enquanto sua estética é valorizada. Além disso, a instalação de sistemas modernos contribui para um melhor aproveitamento energético e reduz o impacto ambiental.

Uma alternativa alinhada com as demandas do mundo contemporâneo, o retrofit certamente veio para ficar – e revolucionar o mercado imobiliário. As construtechs, ao lado de designers e arquitetos, já têm provado que é possível customizar e modernizar propriedades antigas, mantendo suas características inerentes e agregando técnicas atuais, para criar uma combinação perfeita entre o passado, o presente e o futuro.

Retrofit pelo mundo

Conheça alguns exemplos bem-sucedidos de empreendimentos que investiram no retrofit como forma de renovação de seu design e arquitetura:

A histórica loja de departamentos Kaufhaus des Westens (KaDeWe), em Berlim, foi revitalizada pelo escritório OMA

 

Retrofit em prédio de apartamentos em Manhattan, Nova York, com projeto do premiado arquiteto japonês Shigeru Ban

 

O projeto de retrofit da cobertura de Diane Von Furstenberg, também em Nova York, foi criado pelos arquitetos do WORKac em parceria com a própria designer

 

O edifício República 37, em Lisboa, Portugal, foi totalmente recuperado pela empresa Frederico Valsassina Arquitectos, mantendo as características originais

 

Apartamento retrofitado, em Lisboa, que teve as paredes internas removidas para permitir melhor visualização do Rio Tejo

 

Ocupando o “esqueleto” de um antigo armazém, o hotel Pedra Líquida, em Porto, Portugal, exemplifica uma combinação harmônica entre o resgate histórico e a contemporaneidade

 

Coberturas angulares pretas foram acrescentadas a um edifício dos anos 1920 em Barcelona, na Espanha, em projeto de Cadaval & Solà-Morales

 

A empresa norte-americana Axis Mundi criou o projeto de retrofit da fachada de um edifício em Barcelona, remetendo a ondas do mar

 

O escritório Emre Arolat Architects transformou a estrutura de uma antiga fábrica no moderno campus da Abdullah Gül University, em Caiseri, na Turquia

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Técnica revitaliza empreendimentos sem descaracterizá-los Retrofit é uma tendência arquitetônica com uma proposta moderna para empreendimentos históricos. Com o objetivo de recuperar prédios antigos, o conceito surgiu em meados do século XX, com origem na Europa e nos Estados Unidos, quando a legislação local passou a proibir a demolição de…

A arquitetura pode contar muita história. Por isso, selecionamos quatro propriedades cheias de personalidade, que chamam a atenção por terem sido construídas com referências a períodos históricos, localidades e grifes famosas. Todas elas possuem muito estilo e detalhes exclusivos. Embora algumas dessas casas já apresentem referências ultrapassadas, até hoje elas…

Um resumo do que aconteceu no maior evento de design e decoração, que trouxe destaques incríveis em suas diversas criações   O Salão do Móvel de Milão é um evento referência do setor mobiliário, de design e de decoração. A feira, que teve seu início em 1961, ocorreu neste ano…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Com projetos clássicos e atemporais, a construtora teve um papel importante na verticalização de São Paulo   Há certos estilos que se tornam verdadeiras marcas registradas. No caso da Construtora Adolpho Lindenberg, a arquitetura de linhas clássicas e o padrão construtivo de alta qualidade fizeram com que a empresa se…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

A arquiteta e designer de interiores Sabrina Salles dá dicas sobre como criar equilíbrio na decoração de sua casa   O equilíbrio é algo que, em geral, tentamos buscar em diversos aspectos de nossa vida. Mas o que ele significa, no design de interiores? Trata-se da ideia de que, quando…