< Voltar

Extraordinárias casas na árvore

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza

 

Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto com a natureza. Alguns hotéis, por exemplo, especializam-se no ecoturismo e disponibilizam para seus clientes espaços confortáveis e bem decorados, nas copas de árvores centenárias; respeitando o desenho natural dos galhos e sem causar impactos à vegetação do entorno.

Os projetos, muitos deles inspirados pela arquitetura moderna, destacam-se por sua resistência ao tempo e sustentabilidade. O selo eco friendly é um dos maiores atrativos desses locais, cujo público apresenta um perfil preocupado com o meio ambiente. Experiências diferenciadas e atividades ao ar livre são outras vantagens que acompanham esse tipo de hospedagem.

Conheça alguns exemplos de extraordinárias casas na árvore ao redor do mundo:

 

1.     The Mirrorcube

O quarto-casa pertence a um hotel especializado na arquitetura de casas em árvores. O Treehotel é um empreendimento que oferece experiências únicas em Harads, norte da Suécia. Os quartos são cercados pela floresta de pinho e por animais selvagens da região.

O Mirrorcube tem esse nome por ser um cubo com dimensões de 4 metros, suspenso nos pinhos e revestido de paredes espelhadas por fora. Assim, o ambiente se torna um espelho de todo o panorama natural que o rodeia, camuflando-se com a floresta e sua fauna. A estrutura dessa extraordinária obra arquitetônica é feita de metal revestido com vidros reflexivos.

O interior é todo de madeira laminada compensada, revestida com uma superfície de porcelanato em bétula natural. O quarto tem um andar, que acomoda duas pessoas, além de um terraço aberto. A casa possui todas as dependências necessárias para uma acomodação de qualidade, incluindo lounge e banheiros. Todo esse charme pode ser aproveitado em qualquer estação do ano.

 

2. The UFO

Casas temáticas são uma tendência recente, mas têm surgido em número cada vez maior redor do mundo. Para quem se interessa pelo tema espacial, a escolha perfeita é a casa na árvore The UFO, também da rede Treehotel.

A propriedade conta com pesca ao ar livre, sauna, caminhadas em trilhas com guia, restaurante completo para todas as refeições e área de descanso, além de internet e TV. O Treehotel também oferece, para os hóspedes das casas na árvore, um passeio por cervejarias da região e refeições gourmet preparadas com alimentos orgânicos locais.

The UFO é uma versão moderna das cabanas nas montanhas. Decorada com temática ufológica e projetada pelo arquiteto sueco Bertil Harström, a casa comporta até cinco pessoas. Além disso, tem escotilhas que permitem contemplar a aurora boreal, fenômeno que ocorre somente nas regiões polares. Passeios durante o dia podem ser feitos com snowmobiles ou cavalos, de acordo o clima.

 

3. The 7th Room

Outro empreendimento da rede Treehotel, na Suécia, The 7th room foi construído a dez metros do solo. Na parte de baixo da casa, uma imagem reproduz, em tamanho real, a paisagem da copa das árvores na época da construção da casa. É como uma camuflagem, que desperta o interesse dos visitantes, ao mesmo tempo em que os estimula a descobrir o que há no alto.

A escadaria que leva ao topo faz parte da experiência. Ao atingir a casa, com uma vista de tirar o fôlego, o hóspede se depara com amplas janelas panorâmicas e uma área com uma rede, onde é possível contemplar tanto o céu quanto as árvores. The 7th Room conta com 100 m² e hospeda confortavelmente cinco pessoas.

Além das paisagens exuberantes oferecidas pela casa, os visitantes podem desfrutar de toda a estrutura de lazer da propriedade, incluindo restaurantes e atividades ao ar livre. Com um dos climas mais amenos do verão europeu, a Suécia também oferece, na parte norte do país, ótimas planícies para cavalgadas. O Treehotel diversifica seu menu de atividades conforme a estação, oferecendo trilhas a cavalo para aproveitar os dias quentes.

 

4. Three Story Treehouse

Essa impressionante casa na árvore de três andares está localizada na província de British Columbia, no Canadá. Com sua arquitetura peculiar, cercada por uma densa floresta, a construção remete a uma atmosfera de contos de fadas. Não à toa, a região que abriga a casa é chamada de Enchanted Forest (Floresta Encantada).

O lugar não recebe hóspedes, apenas visitantes, oferecendo atividades principalmente para a crianças – já que o cenário parece a materialização de uma ilustração de livro infantil. É possível percorrer todas as escadas que levam ao topo da casa, uma das mais altas já construídas em árvores no mundo.

 

5. Teahouse Tetsu

Outra casa na árvore que parece saída de um conto de fadas é essa obra do arquiteto japonês Terunobu Fujimori. A Teahouse Tetsu combina elementos minimalistas com o visual fantástico das cerejeiras em flor, em Yamanashi, no Japão.

A casa, que possui um interior simples e moderno, é aberta aos visitantes da Kiyoharu Art Village, uma colônia de artistas que conta com museus, estúdios e restaurantes. Foi projetada como uma casa de chá, oferecendo um ambiente perfeito para sentar, conversar e observar o cenário vibrante da vila. O charme fica por conta da vegetação do entorno, que amplia ainda mais a beleza da Teahouse Tetsu.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Com a chegada do frio, confira nossas dicas de lareiras para criar ambientes confortáveis e cheios de estilo   Quem descobre o prazer de ter uma lareira em casa geralmente não quer abrir mão disso nunca mais. Com as temperaturas caindo e o inverno se aproximando, este é o momento…

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…

Minimalismo, integração, funcionalidade e conforto são algumas das características de projetos arquitetônicos inspirados nessa região europeia   São poucos os povos que incorporam em seus projetos arquitetônicos, de forma tão natural, características como minimalismo, modernismo e funcionalidade, quanto os escandinavos. Acostumados, durante séculos, a lidar com os mais diversos conflitos,…

A arquiteta e designer de interiores Sabrina Salles dá dicas sobre como criar equilíbrio na decoração de sua casa   O equilíbrio é algo que, em geral, tentamos buscar em diversos aspectos de nossa vida. Mas o que ele significa, no design de interiores? Trata-se da ideia de que, quando…

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a…

Como os espaços podem influenciar a sensação de pertencimento   A NeuroArquitetura e o NeuroUrbanismo são conceitos que dependem da aplicação da neurociência para a compreensão dos impactos da arquitetura tanto no cérebro como nos comportamentos humanos. É a partir de seu caráter interdisciplinar, por exemplo, que a NeuroArquitetura institui…

Comemore o início da primavera com nossas dicas sobre como utilizar arranjos e vasos de flores no design de interiores   Cada casa ou apartamento tem suas particularidades e exige um diferente estilo de decoração, mas há um item decorativo que combina com praticamente todos os gostos: flores. Um vaso…

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…