< Voltar

Conheça os prédios sustentáveis

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a 4ª posição no ranking global.

Projeto inovador no Brasil

No Brasil, destaca-se o projeto inovador Seed, na Vila Olímpia, São Paulo. Assinado pelo botânico Ricardo Cardim e lançado pela incorporadora Gamaro, possui jardins verticais e paisagismo sustentável. O Seed é o primeiro empreendimento residencial com terraço pocket forest.

O que são prédios sustentáveis?

O conceito está em construir edifícios que harmonizem com o meio ambiente, além de amenizar os impactos causados à natureza, desde o período de obras até sua finalização.

O principal objetivo é utilizar materiais e bens naturais, como a energia e a água, de forma eficaz. Além disso, a aplicação de materiais recicláveis é recomendada, para que o impacto ambiental seja menor.

Principais características

A construção de casas ou prédios sustentáveis deve respeitar primeiramente o ambiente que os cerca, assim como seus recursos naturais. Entre os materiais utilizados nessas construções, destacam-se:

  1. Concreto reciclado: É composto por resíduos da própria obra, para substituir materiais de fontes naturais.
  2. Blocos de adobe: Feitos de água, areia, argila e palha, são resistentes e mais sustentáveis do que os blocos tradicionais.
  3. Tecido greenscreen: Utilizado em cortinas e persianas para bloquear a radiação e fazer uso racional da energia solar.
  4. Lâmpadas de LED: Além de consumir menos energia, essas lâmpadas tendem a durar 25 vezes mais que as comuns.
  5. Tijolos ecológicos: Possuem um processo de fabricação totalmente diferente dos tijolos convencionais. Os ecológicos são produzidos apenas de solo, cimento e umidade, não degradando o meio ambiente.

Além desses produtos, há outras formas de contribuir com a sustentabilidade. É o caso da reutilização de água e dos painéis solares que convertem a radiação solar em energia térmica. Esses fatores têm se tornado comuns em imóveis de alto padrão localizados em bairros nobres de São Paulo.

ARTIGOS
RELACIONADOS

Descubra alguns dos mais incríveis museus ao redor do mundo, com projetos arquitetônicos absolutamente inspiradores   O Brasil é um país de arquitetura extremamente diversa e com vários museus incríveis, cujos projetos arquitetônicos receberam reconhecimento dentro e fora do país – apenas para citar alguns exemplos, temos o MASP, de…

Confira nossas 5 dicas para aproveitar melhor o espaço da varanda, ampliando a área social do seu imóvel   Nos tempos em que vivemos, contar com uma área externa é um verdadeiro luxo. É difícil encontrar alguém que, durante o isolamento social, não tenha desejado trazer um pouco mais de…

Conversamos com o arquiteto Sergio Athié sobre as tendências e as novas funções dos espaços nos escritórios, com o retorno gradual das atividades presenciais   A flexibilização da quarentena e o início da retomada das atividades presenciais por alguns setores trouxeram uma questão que merece cuidado: a adequação dos ambientes…

Projetos de restauração como o Cidade Matarazzo ajudam a manter viva a nossa história, cultura e arquitetura   Instalado na região da Avenida Paulista, no início do século passado, o complexo do Hospital Umberto I (mais conhecido como Hospital Matarazzo) poderia ser mais um patrimônio histórico de São Paulo destinado…

No aniversário da capital paulista, conheça um pouco mais sobre a arquitetura residencial da cidade, com obras de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Artacho Jurado   No dia 25 de janeiro de 2022, a cidade de São Paulo comemora seu aniversário de 468 anos. Ao…

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, as opções de lazer podem fazer a diferença no valor do imóvel e no bem-estar de toda a família   Uma das grandes questões, ao comprar um imóvel, é decidir se você quer um local com opções de lazer próprias ou se…

Conheça as estatísticas dessa ferramenta de marketing que só tende a crescer no mercado imobiliário brasileiro, por conta de sua estratégia   A primeira impressão é a que fica, sobretudo no mercado imobiliário de alto padrão. Para vender um imóvel, é preciso fazer com que o potencial comprador se apaixone…

Na arquitetura, a busca por otimização e fruição dos espaços tem levado, cada vez mais, ao aproveitamento dos telhados ou rooftops   A arquitetura está sempre buscando novas formas de utilizar e reinventar os espaços. Principalmente nas grandes cidades, essa busca pelo melhor aproveitamento dos ambientes se reflete em soluções…