Arquitetura e Decoração

Conheça os prédios sustentáveis

A conscientização em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, impactando até mesmo as incorporadoras. Atualmente, o Brasil está entre os países que mais investem em construções sustentáveis com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) no mundo, ocupando a 4ª posição no ranking global.

Projeto inovador no Brasil

No Brasil, destaca-se o projeto inovador Seed, na Vila Olímpia, São Paulo. Assinado pelo botânico Ricardo Cardim e lançado pela incorporadora Gamaro, possui jardins verticais e paisagismo sustentável. O Seed é o primeiro empreendimento residencial com terraço pocket forest.

O que são prédios sustentáveis?

O conceito está em construir edifícios que harmonizem com o meio ambiente, além de amenizar os impactos causados à natureza, desde o período de obras até sua finalização.

O principal objetivo é utilizar materiais e bens naturais, como a energia e a água, de forma eficaz. Além disso, a aplicação de materiais recicláveis é recomendada, para que o impacto ambiental seja menor.

Principais características

A construção de casas ou prédios sustentáveis deve respeitar primeiramente o ambiente que os cerca, assim como seus recursos naturais. Entre os materiais utilizados nessas construções, destacam-se:

  1. Concreto reciclado: É composto por resíduos da própria obra, para substituir materiais de fontes naturais.
  2. Blocos de adobe: Feitos de água, areia, argila e palha, são resistentes e mais sustentáveis do que os blocos tradicionais.
  3. Tecido greenscreen: Utilizado em cortinas e persianas para bloquear a radiação e fazer uso racional da energia solar.
  4. Lâmpadas de LED: Além de consumir menos energia, essas lâmpadas tendem a durar 25 vezes mais que as comuns.
  5. Tijolos ecológicos: Possuem um processo de fabricação totalmente diferente dos tijolos convencionais. Os ecológicos são produzidos apenas de solo, cimento e umidade, não degradando o meio ambiente.

Além desses produtos, há outras formas de contribuir com a sustentabilidade. É o caso da reutilização de água e dos painéis solares que convertem a radiação solar em energia térmica. Esses fatores têm se tornado comuns em imóveis de alto padrão localizados em bairros nobres de São Paulo.

Spread the love