< Voltar

Entendendo as etapas do home staging

Saiba mais sobre o passo a passo desse trabalho que prepara o imóvel e acelera a venda no mercado

 

Ferramenta de marketing que transforma imóveis em verdadeiros cenários de revista, o home staging está conquistando o mercado imobiliário e tem tudo para se tornar uma tendência no Brasil. Trata-se de um trabalho minucioso e multissensorial, que busca criar um ambiente acolhedor e harmônico para o comprador, realçando cada ambiente e otimizando os espaços, com foco na venda do imóvel.

Sempre inovando no segmento, a Esquema Imóveis tem trabalhado em parceria com a home stager Fernanda Genthon, profissional com formação reconhecida internacionalmente e membro da Real Estate Staging Association (RESA), nos Estados Unidos. Para a contratação desse serviço, basta que os proprietários de imóveis manifestem seu interesse junto aos corretores que realizam seu atendimento durante o processo da venda.

 

 

Etapas do home staging

O trabalho de preparar um imóvel para ser comercializado tem vários processos, que podem ser divididos da seguinte forma:

  • Visita ao imóvel: Junto com o corretor responsável, o home stager faz uma visita de apresentação da propriedade, para conhecer suas características e personalidade.
  • Entendimento do público alvo: Em função da visita, é realizada a definição do público-alvo que pode vir a se interessar pelo imóvel. Uma conversa com o corretor permite entender o valor do imóvel e as particularidades do bairro, facilitando a identificação do público.
  • Medição da área e levantamento do inventário: Além da planta original do imóvel, é necessária a medição dos ambientes e o levantamento do inventário do mobiliário existente na propriedade – e, em alguns casos, até mesmo outros móveis disponíveis do proprietário, bem como obras de arte e acessórios.
  • Elaboração de proposta executiva e financeira: A partir dos primeiros passos, é criado o projeto de home staging para cada ambiente, buscando soluções para amenizar os pontos fracos e destacar os pontos positivos do imóvel, que incluem melhor uso dos espaços, fluxo de circulação, ajustes na iluminação e no mobiliário, eliminando ou acrescentando móveis e objetos para criar o efeito desejado. Nessa etapa, é definido o investimento necessário.
  • Apresentação para o proprietário: Uma vez definida a proposta criativa, é então apresentada a solução para o proprietário do imóvel. Após a aprovação da proposta financeira pelo proprietário, começa a execução do projeto, com a inserção de elementos decorativos e acessórios, a fim de criar nos ambientes links emocionais que provoquem ressonância com o público-alvo.
  • Registro cenográfico: Depois de realizada a adequação do imóvel, é feito o registro em fotos ou vídeos, que posteriormente serão editados, para preparar o material de divulgação – online e impresso.
  • Definição de argumentos comerciais: Preparação de um briefing com informações adicionais, que é passado ao proprietário e ao corretor, para que eles possam apresentar o imóvel sob seu melhor prisma.
  • Lançamento para o mercado: Após o preparo do imóvel e dos materiais de divulgação, o produto está pronto para ser lançado no mercado. Assim, eventos como “open house“, campanhas online ou visitas individuais podem ser agendados.

De acordo com Fernanda Genthon, a fotografia e os vídeos especializados no setor imobiliário andam de mãos dadas com a técnica do staging. “A etapa mais desafiadora é transformar um ponto fraco do imóvel. Já as etapas mais gratificantes são o momento em que o cliente vê sua casa sob outra perspectiva, ao final do trabalho, e também a satisfação quando ele vende o imóvel, alcançando o valor que almejou dentro de um curto prazo”, explica a home stager.

 

 

Por onde começar?

Tanto o proprietário quanto o corretor podem procurar os serviços de um home stager. “O objetivo do proprietário é maximizar as chances de ser bem-sucedido na venda do imóvel, em um tempo menor”, observa Fernanda. “No caso do corretor, ele procura o profissional em home staging a fim de propor uma solução que melhor se alie aos interesses do seu cliente, o que pode ser um diferencial junto ao proprietário: oferecer um serviço único, além de aumentar suas chances de fechar negócios”.

Em geral, o profissional leva cerca de uma semana para preparar o imóvel e mais uma para fotografar; no entanto, cada projeto é único e possui suas peculiaridades. Caso seja necessário realizar reformas no imóvel, por exemplo, uma etapa é acrescentada ao processo, o que demanda um pouco mais de tempo para que o local fique pronto para ser comercializado. “Porém, o tempo que o imóvel permanecerá no mercado por se tornar mais atrativo será menor. Assim, o prazo entre a decisão e a venda poderá ser mais curto e o preço alcançado, maior”, completa Fernanda.

Em especial no mercado de alto padrão, as referências e indicações no que diz respeito aos profissionais envolvidos no processo são indispensáveis. Por esse motivo, contratar um home stager com experiência e expertise é algo essencial, tanto para valorizar os aspectos positivos de uma casa ou apartamento quanto para agilizar o processo de venda. Na Esquema Imóveis, os corretores são orientados a indicar o serviço de home staging, que tende a se tornar um grande diferencial no setor imobiliário.

 

Fotos: Fernanda Genthon

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Novos projetos que contemplam áreas de uso público estão ganhando o coração dos paulistanos     Os Privately Owned Public Spaces, conhecidos como POPS, são espaços públicos de propriedade privada que nasceram da necessidade de áreas de lazer e fruição em regiões urbanas. Trata-se de uma estratégia do poder público…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

O segmento imobiliário de alto padrão termina o primeiro trimestre de 2021 com um desempenho surpreendente   Nesta mesma época, no ano passado, o mercado imobiliário e a economia como um todo passavam por um período de grande incerteza. No entanto, o segmento de alto padrão reagiu bem à crise,…

O atendimento online se tornou uma realidade definitiva para quem busca imóveis de alto padrão. O que mais irá mudar?   Com a necessidade do isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, uma nova realidade se apresentou para profissionais dos mais diversos setores. O mercado imobiliário de alto padrão,…

Gestão do produto por um único interlocutor e estratégias de marketing direcionadas são algumas das vantagens de um imóvel exclusivo   Para o cliente de alto padrão, o momento de colocar seu imóvel à venda é muito delicado. Sua casa ou apartamento não é somente um bem material, que faz…

Acesso, infraestrutura do condomínio e área de lazer privativa são alguns dos itens que agregam valor a um imóvel de campo   Uma casa localizada em um condomínio de campo, que tende a ser a segunda moradia do proprietário, costuma trazer alguns itens que se diferenciam dos imóveis na cidade….

Incorporadoras apostam em empreendimentos de alto padrão com serviços de hotelaria   Cada vez mais os grandes lançamentos imobiliários atrelam seus projetos a grandes grifes hoteleiras para que cuidem de serviços e facilidades e com isso atraiam mais clientes do mesmo perfil. Ter sua casa limpa e organizada como se…

Urbano Santiago e Felipe Dantas, da Seed Incorp, falam sobre o cenário de incorporações para condomínios de casas de alto padrão   O mercado de casas de condomínio sempre teve muita demanda na cidade de São Paulo, já que esse tipo de imóvel tende a aliar o conforto de uma…