< Voltar

Marie Kondo: 5 técnicas da famosa especialista em organização

Com quatro livros e uma série, a especialista em organização pessoal Marie Kondo se tornou uma verdadeira celebridade, com suas dicas para manter a casa sempre organizada e promessas de resultados imediatos. Não à toa, seu método ganhou enorme popularidade: o livro mais recente de Marie vendeu mais de 2 milhões de cópias, sua série na Netflix é um sucesso e ela conta com uma fila enorme de interessados em contratar seus serviços.

Conheça algumas das técnicas abordadas pela autora e entenda como elas podem contribuir para a valorização dos ambientes da sua casa.

 

1. Ter objetivos bem definidos

Marie Kondo defende que a organização é apenas um instrumento para atingir um objetivo maior: adotar um novo estilo de vida. Segundo a especialista, arrumar os ambientes é ter a oportunidade de se conhecer melhor, identificar necessidades, definir prioridades e viver com mais qualidade.

A mudança é o primeiro passo para se desvincular do passado e manter apenas o que é essencial. Por isso, a autora aconselha as pessoas a terem metas bem claras para esse trabalho. Em suas palavras, “quando experimentar o que é ter uma casa realmente organizada, sentirá como todo seu mundo ficará iluminado”.

Uma boa forma de começar o processo é refletir sobre os motivos para transformar sua casa e pensar nos benefícios que tal prática pode proporcionar. As respostas para as perguntas relacionadas ao assunto não devem ser vagas, muito menos hesitantes.

 

2. Arrumar categorias ao invés de cômodos

É comum que a organização de uma casa seja dividida por cômodos. O problema dessa sequência é que ela é focada em ambientes, ao invés de objetos.

Marie Kondo sugere que as pessoas se concentrem em categorias de itens: roupas, documentos, livros, artigos de valor sentimental e itens de decoração. Isso porque muitos desses elementos aparecem em diferentes lugares da casa e, portanto, devem ser concentrados em um único lugar.

Reunir peças semelhantes em grupos específicos trará mais noção da quantidade de artigos dentro de cada categoria. Isso também será fundamental para outro passo importante do método, que inclui descartar coisas inutilizadas e manter somente o que é essencial.

 

3. Guardar apenas o que traz felicidade

Nossa sociedade é acumuladora. Por isso, Marie alega que não basta tirar o excesso de pertences do campo de visão, escondendo-os em caixas e gavetas. É preciso realmente filtrar os objetos de acordo com o nível de importância da cada um, de modo a eliminar tudo o que não traz felicidade – essa é sua principal frase.

Manter apenas os elementos que remetem a bons sentimentos tornará a tarefa da arrumação mais leve e prazerosa, reduzindo a bagunça e a desorganização. Isso significa que as pessoas precisarão lidar com a possibilidade de se desfazer de itens como:

  • livros e revistas: exemplares nunca lidos podem ser doados para quem realmente fará bom proveito;
  • roupas: um casaco novo que foi abandonado no closet ou aquele vestido que provavelmente nunca será usado;
  • cartas, cartões e fotografias antigas: bilhetes e outras lembranças recebidas em datas comemorativas podem ser descartados.

 

4. Deixar os objetos visíveis

 

Além de apontar a importância de colocar os itens de uma mesma categoria sempre no mesmo lugar, Marie Kondo ainda explica a melhor maneira de guardá-los. Conforme a autora, é crucial deixar todas as peças expostas para facilitar e agilizar a identificação de cada item.

Em uma prateleira, por exemplo, os livros devem ser dispostos em pé (vertical), lado a lado, e nunca empilhados. Já no guarda-roupas é interessante providenciar um cabide para cada unidade de vestido, camisa e calça social. O princípio é o mesmo para qualquer elemento da residência.

Dessa forma, nenhum objeto será esquecido dentro ou atrás de outro. Além disso, a ausência de sobreposições e de compartimentos com excesso de volumes ajudará a manter os pertences organizados por mais tempo.

 

5. Guardar tudo após o uso

Essa técnica tem a ver com a disciplina na hora de utilizar as coisas. Marie enfatiza: tirou do lugar e já fez o que precisava com a peça? Então, guarde-a novamente o quanto antes. Cada elemento deve ser devolvido ao ambiente/compartimento de origem para que o imóvel esteja sempre arrumado e apresentável.

Ter atenção e manter os objetos em seus devidos lugares também evita perdas e esquecimentos no dia a dia. Isso significa menos tempo procurando coisas importantes e, consequentemente, menos frustrações. Aos poucos, tratar cada pertence com carinho e cuidado será mais fácil. É uma questão de hábito.

Com dicas tão práticas, o método de Marie Kondo pode ser facilmente aplicado, tanto na vida pessoal quanto profissional.

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Entenda a importância da colaboração e do compartilhamento de ideias para criar um excelente ambiente de trabalho   Alcançar bons resultados em uma empresa não depende apenas da qualidade de seus produtos ou das tecnologias utilizadas em seus processos. Na verdade, o principal fator que gera alta performance é uma…

Momentos impactantes da história, como a pandemia do coronavírus, podem fazer com que as pessoas mudem sua forma de agir, trabalhar, se divertir e ver o mundo   Muito se tem afirmado que, após a pandemia do Covid-19, o mundo irá mudar bastante. Mas será que esse tipo de acontecimento…

Tanto no campo pessoal quanto profissional, a busca por um propósito é o que dá sentido à vida   Mesmo quando tudo parece estar em ordem na nossa vida – carreira, família e vida social – pode ser que tenhamos a sensação de que alguma coisa ainda está faltando. Em…

O professor e filósofo Emílio Terron fala sobre como podemos encarar os encontros como oportunidades de transformação   Nos dias de hoje, parar um pouco e pensar sobre a vida pode ser algo que poucas pessoas conseguem fazer. No entanto, é a partir das reflexões e dos questionamentos levantados pela…

Acompanhe a evolução da indústria fashion ao longo da história, refletindo a cultura e a sociedade de cada época   A moda, assim como a política e a tecnologia, evolui ao longo dos séculos, acompanhando as mudanças culturais e sociais de cada período da história humana. A percepção do que…

Com o isolamento social, é como se tivéssemos uma desafiadora travessia a fazer, cada um em seu próprio barco   O período de quarentena, por conta da pandemia do Covid-19, obrigou muitas pessoas a lidarem consigo mesmas, além de reavaliarem os relacionamentos com os familiares ou parceiros com quem dividem…

É possível definir um padrão de consumo apenas por distinções geracionais?   A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2010, é uma das mais estudadas e discutidas nos dias de hoje. Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente…

Conheça 10 mulheres extraordinárias, grandes exemplos de mães que marcaram a história mundial   Com suas palavras e ações, incontáveis mães marcaram a história da humanidade desde os primórdios da civilização. Elas não apenas dão a vida a seus filhos, como acompanham seu crescimento e aprendizado no decorrer dos anos….