Arquitetura e Decoração,  Tecnologia

A tecnologia na arquitetura

Devido ao seu avanço constante, a tecnologia é a principal aliada dos profissionais. A arquitetura é definida pela evolução e por isso, os avanços tecnológicos estão ligados a essa área desde o início das obras até sua finalização, facilitando a criatividade e o processo de execução.

Com as ferramentas avançadas de visualização de design digital, por exemplo, os projetistas podem identificar cada detalhe com precisão, reduzindo a margem de erros, para que a criação seja feita de acordo com a ideia original do cliente.

A arquitetura high tech consiste na utilização de materiais específicos de alta tecnologia para a criação de imóveis ou empreendimentos contemporâneos e funcionais. Esse movimento tem mais força nos Estados Unidos, Inglaterra e França, além de outros países da Europa.

 

High tech: características dessa arquitetura

A ideia de incluir a tecnologia na arquitetura tem como principal objetivo facilitar os processos e os sistemas técnicos: elétricos, hidráulicos, de circulação e climatização. Os materiais mais comuns usados na arquitetura high tech são o ferro, vidro, aço inox e alumínio.

Entre as características desse estilo arquitetônico, destacam-se:

  • Automação de sistemas;
  • Uso de luz solar;
  • Conforto térmico.

 

Arquitetos mais importantes

Há muitos profissionais que marcaram a era da arquitetura high tech. Confira os projetos de sucesso dos arquitetos a seguir:

 

Norman Foster

 

Renzo Piano

 

Richard Rogers

 

No Brasil, o arquiteto que mais se destacou nesse sentido foi João da Gama Figueiras Lima. Seu projeto arquitetônico mais reconhecido é o Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek. As principais estratégias utilizadas nesse projeto, que se assemelha aos demais, foram as questões bioclimáticas, bem como a ventilação e a iluminação natural.

 

Essa preocupação com as questões ambientais assume um tema primordial nos projetos high tech, fazendo com que a tendência tecnológica da arquitetura continue cada vez mais em alta.

 

Spread the love
  • 1
    Share