• Arte e Cultura

    Pop Art: cor, atualidade e irreverência

    O movimento artístico que agitou os anos 1950 e 1960 nos Estados Unidos e no mundo, revelando nomes como Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein   “A vida não é uma série de imagens que mudam conforme se repetem?”  Andy Wahrol Obras de arte extremamente coloridas, com foco em experimentações, referências da cultura pop e objetos do cotidiano, muitas vezes de maneira repetida ou aumentada. Essas são características marcantes da Pop Art, movimento artístico que surgiu nos anos 1950 e teve seu auge na…

  • Arte e Cultura

    A arte transformadora de Vik Muniz

    Como o artista plástico e fotógrafo brasileiro foi capaz de transformar materiais inusitados – como terra, açúcar e lixo – em obras de arte reconhecidas internacionalmente   Foi um incidente ao mesmo tempo trágico e curioso que mudou os rumos da vida de Vik Muniz (nome artístico do paulistano Vicente José de Oliveira Muniz), artista plástico e fotógrafo hoje reconhecido internacionalmente. Em sua juventude, a caminho de um evento, ele tentou apartar uma briga na rua. Na confusão, foi baleado na perna. Por “sorte”, o…

  • Arte e Cultura

    De adornos a preciosidades: a evolução do design de joias

    As joias sempre foram peças únicas e preciosas, mas hoje se destacam pela combinação entre as tendências da moda, habilidades artísticas e técnicas avançadas   O design de joias é uma das primeiras formas de arte e decoração desenvolvidas pelas civilizações humanas. Há sete mil anos, as mais antigas sociedades de que se tem registro, na Mesopotâmia e no Egito, já manipulavam diversos materiais para a criação de peças decorativas. Ao longo dos séculos, esse trabalho evoluiu de muitas formas, até chegar aos métodos sofisticados…

  • Arte e Cultura,  Evento

    Burning Man: criatividade no meio do deserto

    O irreverente festival de artes e música agita o Black Rock Desert, nos Estados Unidos, há mais de 30 anos   Foi no verão de 1986, em San Francisco Beach, na Califórnia, que um grupo de amigos organizou o primeiro Burning Man da história. A iniciativa de construir uma figura de madeira gigante e queimá-la na praia, para celebrar o solstício, foi de Larry Harvey e Jerry James. Assim que o “homem” foi incendiado, uma pequena multidão se formou ao redor dele. Nesse momento, surgiu…

  • Arte e Cultura

    A arte do grafite

    Antes marginalizada, a expressão artística no espaço urbano tem ganhado reconhecimento e popularidade   O grafite é uma arte que carrega uma reputação controversa. Conhecida como expressão de rebeldia, por muito tempo foi considerada como mero vandalismo, sendo uma prática ainda criminalizada em muitos países. Apenas recentemente, artistas grafiteiros passaram a ganhar destaque por meio de suas obras, conquistando também legitimidade no mundo artístico, com o aval de instituições como museus e galerias de arte. O termo original, graffiti, era utilizado na arqueologia para designar…

  • Arte e Cultura,  Comportamento

    O amor está no ar

    Aproveite nossas dicas de 10 filmes românticos para ver no Dia dos Namorados   Na maioria das datas comemorativas, é comum que restaurantes e outras opções de lazer estejam superlotados ou com longas filas de espera. Para fugir das multidões, não há nada melhor do que curtir uma noite intimista no conforto de casa. Para complementar a programação dos casais apaixonados (ou de quem ainda procura por um grande amor), selecionamos alguns filmes perfeitos para assistir no friozinho de junho, embaixo dos cobertores, de preferência…