< Voltar

Novos ares no coração da cidade

Cidade Matarazzo, empreendimento que traz para São Paulo um conceito que integra passado, presente e futuro, unindo o que há de mais avançado no design, tecnologia e sustentabilidade

 

Em uma paisagem formada por prédios e ruas movimentadas, próxima a uma das áreas mais vibrantes e culturais de São Paulo, a Avenida Paulista, ergue-se um complexo que conta um pouco da história da cidade. Em 1904, o empresário Francesco Matarazzo, um dos imigrantes italianos mais proeminentes do país, inaugurou na Alameda Rio Claro um hospital para atender à vasta comunidade italiana que compunha parte da crescente população da capital paulista.

Depois de funcionar durante várias décadas, o complexo em estilo europeu foi desativado e caiu em desuso. São diversos prédios e pavilhões, cercados por ampla área verde – como uma pequena cidade, crescendo no coração de outra muito maior. “Matarazzo é um lugar que imediatamente imerge você em sonhos, imaginação; onde tudo pode acontecer. Não é um lugar de morte, é um lugar de vida, que deu vida e que ainda dará vida”, afirmou o renomado designer francês Philippe Starck.

 

 

Um templo de cultura e beleza

Recentemente restaurado pelo Groupe Allard, sob a direção artística de Philippe Starck, o antigo hospital e sua área de entorno (um espaço com cerca de 30 mil metros quadrados) estão sendo transformados em um verdadeiro refúgio no centro da metrópole. Com arquitetura em estilo toscano, o complexo Cidade Matarazzo possuirá um charmoso distrito de compras, um parque preservado e uma torre de suítes luxuosas, com serviços exclusivos. Irá também abrigar o primeiro Rosewood Hotel & Resort da América Latina.

De acordo com o empreendedor francês Alexandre Allard, um dos responsáveis pelo inovador projeto, “não há luxo sem cultura, a cultura é nosso bem mais valioso”. Por isso, a Cidade Matarazzo apresenta um conceito de lifestyle único, ressaltando que estar cercado por cultura torna a vida mais rica e que viver essa experiência é construir um legado cultural. Afinal, o local é um verdadeiro templo dedicado à beleza, criatividade e autenticidade, que tem todos os elementos para se tornar um novo símbolo da capital paulista.

 

À esquerda, as obras de revitalização mantiveram o patrimônio histórico do local; à direita, Alexandre Allard, um dos idealizadores da Cidade Matarazzo (crédito fotos: Alexandre Battibugli / Veja SP)

 

Embora traga para o Brasil a atmosfera sofisticada das plazas europeias, o ambiente histórico e as raízes brasileiras são mantidos e valorizados na Cidade Matarazzo. A proposta é de que o complexo seja um oásis no meio da cidade, onde se possa ter contato com a música, a gastronomia, a arte e o entretenimento, tudo isso com muito luxo e o conforto, empregando soluções arquitetônicas e de design que utilizem materiais e inspirações nacionais. Afinal, a criatividade do país está em nossos artistas, nas linhas arquitetônicas das paisagens urbanas, nos sabores de nossa cozinha e nas belezas naturais de nossas terras.

Respeitar e preservar a história local são as palavras de ordem do Groupe Allard, que buscou manter na Cidade Matarazzo uma integração entre o passado, o presente e o futuro. Além de Allard e do designer Philippe Starck, também participa do projeto o premiado arquiteto francês Jean Nouvel – vencedor do Prêmio Pritzker e conhecido por desenvolver conceitos que não se baseiam em estilos ou ideologias, mas na procura de uma combinação singular de pessoas, espaço e tempo.

 

Projeções da Cidade Matarazzo após conclusão das obras (crédito imagens: Divulgação)

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Confira nossas dicas para criar uma decoração natalina com a cara do verão brasileiro, cheia de frescor e criatividade   A decoração de Natal tem diversos elementos que remetem aos países do hemisfério norte, onde é inverno no mês de dezembro. O Papai Noel com roupas aconchegantes, as renas e…

Casas projetadas pelo arquiteto continuam extremamente atuais e chamam a atenção pela integração dos ambientes com a natureza   “Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.” – Oscar Niemeyer O Brasil tem inúmeros arquitetos extremamente…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Entenda como a neurociência pode influenciar projetos arquitetônicos, explorando nossa atração por texturas, curvas e simetria nos espaços   Projetos que levam em consideração a influência exercida pelos ambientes sobre as emoções e os comportamentos humanos, para impactar de forma profunda a experiência dos usuários em determinados ambientes, já são…

Populares em filmes hollywoodianos, as casas na árvore são boas opções para quem busca proximidade com a natureza   Sonhos de infância de muitas pessoas, as casas na árvore — para hospedagem ou visitação — têm se tornado cada vez mais diversificadas, sempre oferecendo vistas privilegiadas e um contato direto…

Carol Maia, cofundadora da Jam Houses, fala sobre o conceito de renovar imóveis, dando a eles características autorais    Em grandes cidades, como São Paulo, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar terrenos para construir novos imóveis ou empreendimentos, principalmente nas regiões mais cobiçadas. Por isso, empresas como a…

Marco Túlio Vilela Lima, CEO da Esquema Imóveis, explica a importância de um bom arquiteto na valorização imobiliária   O valor de um arquiteto, em uma construção, vai muito além da habilidade para desenhar projetos. Seu trabalho abrange criatividade e conhecimento, adotando soluções que promovam a funcionalidade, a sustentabilidade e…

Conheça as influências clássicas que ajudaram a moldar a região dos Jardins, uma das mais tradicionais de São Paulo   A região dos Jardins, principalmente Jardim Europa e Jardim América, teve forte influência europeia em sua concepção. A arquitetura francesa clássica foi um dos estilos que ajudaram a moldar a…