< Voltar

O piano como obra de arte

Conversamos com o manager da Steinway na América do Sul sobre o valor do piano na composição de um ambiente e os cuidados que ele requer

 

Fabio Zimbarg, South America territory manager da Steinway & Sons

Mais do que um instrumento musical, o piano pode ser considerado uma verdadeira obra de arte. Com suas origens na Itália renascentista, ele atravessou os séculos para se tornar símbolo de status e alta cultura, podendo ser utilizado hoje como um objeto decorativo de grande valor – tanto financeiro quanto afetivo, já que pode passar por várias gerações de uma mesma família.

De acordo com Fabio Zimbarg, South America territory manager da Steinway & Sons, empresa sediada em Nova York, comprar um piano pode se igualar a um investimento; afinal, ele é como um item de coleção, que muitas vezes se valoriza com o tempo. “Não é possível ter uma Ferrari na sala de estar. Por outro lado, um piano que pode custar até 1 milhão de reais é como uma obra de arte, trazendo beleza e cultura a um ambiente. Diversos arquitetos iniciam o projeto de interiores justamente ao redor do piano, como se ele fosse o centro da sala, pensando toda a decoração em cima desse item”, comenta.

Em muitos projetos, o piano se torna o objeto central da decoração de um ambiente

 

Zimbarg ressalta que um aspecto importante do piano, nos dias de hoje, é que a pessoa não precisa saber tocar para tê-lo em casa. “A Steinway tem uma linha chamada Spirio, por exemplo, que vem com um iPad e uma biblioteca de músicas. Basta selecionar o que você deseja ouvir no aparelho – em um acervo que abrange desde um concerto de Vladimir Horowitz, em Moscow, em 1986, até Jed Distler tocando Você é Linda de Caetano Veloso – e o piano reproduz exatamente o que foi tocado naquele show, inclusive com o mesmo calor e energia da apresentação ao vivo”, conta o manager. “Você pode fazer uma recepção em casa, chamar seus amigos e colocar o piano para tocar. É uma biblioteca enorme, constantemente atualizada, com muitas horas e diversos shows. Todo mês, a Steinway chama um artista em seu estúdio de Nova York, para tocar por algumas horas, e essas músicas são automaticamente adicionadas à biblioteca do piano.”

 

Cuidado e manutenção

O floor template possibilita visualizar como o piano ficará no ambiente

Segundo Zimbarg, existem dois tipos de pianos: os verticais e os de cauda. “Para quem realmente não tem muito espaço, recomendamos o vertical, por ser menor. Um piano de cauda pode medir entre 1,55 m e 2,74 m”, explica. “Na Steinway, costumamos utilizar um floor template, ou seja, imprimimos todos os modelos de pianos em papel ou tecido e vamos até casa do cliente, então colocamos esse impresso no chão e a pessoa consegue ver todos os desenhos, com o tamanho exato do instrumento, para escolher qual o melhor para ela”, observa.

Quanto à acústica, o manager recomenda o uso de cortinas, tapetes, almofadas, ou qualquer outro tecido que possa ajudar a absorver o som do ambiente. Tudo isso auxilia na criação de uma acústica melhor para o instrumento, diminuindo a reflexão das ondas sonoras no ambiente.

No que diz respeito à acústica, é interessante inserir o piano em um ambiente com presença de tecidos

 

Quanto à manutenção, Zimbarg afirma que o piano precisa ser afinado e regulado por um técnico habilitado, de preferência durante as mudanças de estações devido à umidade e temperatura. No que diz respeito à limpeza, é necessário que seja realizada regularmente. As teclas precisam ser limpas com pano macio e seco. Além disso, assim como acontece com a mobília, a incidência direta do sol pode prejudicar o instrumento”, orienta.

 

O piano deve ser afinado regularmente e posicionado em um local longe da luz solar

 

E como funciona a logística de transporte, para quem pretende comprar um piano para sua casa ou apartamento? “Durante a pandemia, temos feito uma videoconferência com o estúdio de Nova York, em que um músico toca diferentes pianos, até que a pessoa escolha qual deles deseja. Inclusive temos um showroom especial lá, chamado de cofre, onde estão alguns pianos diferenciados, com valores de 300 mil a 2,5 milhões de dólares”, conta. “Uma vez escolhido, o item é devidamente embalado e enviado para o Brasil. Toda a movimentação, seja por via marítima ou aérea, deve ser feita por uma empresa especializada em pianos e com seguro próprio, pois o transporte não é algo simples. Esse também é um cuidado que a pessoa precisa ter quando for se mudar.”

Com as devidas precauções e a manutenção adequada, a vida útil de um piano pode se estender por até um século. “Há muitos pianos centenários, inclusive no Brasil, que se encontram em ótimo estado e podem ser tocados normalmente. É uma peça para a vida toda, que pode ser passada de geração em geração. A Steinway, que já conta com 168 anos de história, tem muitos pianos assim. A marca foi criada nos Estados Unidos, por um imigrante alemão, e já passou por uma Guerra Civil e duas Guerras Mundiais. Mas estamos sempre aprimorando a produção e inovando as tecnologias utilizadas. Entre a empresas que fabricam esse instrumento, somos a que mais possui novas patentes”, salienta o manager. Para Zimbarg, com o passar do tempo os pianos só tendem a evoluir, bem como suas tecnologias de fabricação. Ou seja, assim como uma pintura ou uma escultura, o instrumento é uma obra de arte que segue se reinventando.

 

Um piano, hoje, já se tornou um item tão atemporal quanto uma obra de arte

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Na hora de comprar uma casa ou apartamento, as opções de lazer podem fazer a diferença no valor do imóvel e no bem-estar de toda a família   Uma das grandes questões, ao comprar um imóvel, é decidir se você quer um local com opções de lazer próprias ou se…

As corretoras Renata Castro, Roseane Sanches e Katia Frazza falam sobre edifícios clássicos do bairro, que marcaram a história do modernismo   Higienópolis é um dos bairros paulistanos com maior tradição em arquitetura, abrigando edifícios icônicos do modernismo brasileiro. Sem perder suas características ao longo das décadas, a região possui…

Novas propostas de empreendimentos trazem adaptações que levam em consideração a qualidade de vida da população idosa   A arquitetura residencial, principalmente quando se trata de condomínios de apartamentos, precisa sempre levar em conta as necessidades coletivas dos moradores. No Brasil, um levantamento recente do IBGE apontou que pessoas com…

O arquiteto João Armentano e os sócios-diretores da Three, Francesco Rivetti e Carlos Tonanni, falam sobre o mais novo empreendimento da incorporadora   Os hábitos de consumo, principalmente no que diz respeito a imóveis, evoluem com o passar do tempo. Para o consumidor dos dias de hoje, a prioridade é…

Mantendo o charme dos prédios icônicos, o bairro se destaca por apartamentos que podem ser retrofitados para ganhar um ar moderno e atender às necessidades contemporâneas   Na realidade contemporânea, temos buscado constantemente soluções que sejam, ao mesmo tempo, inteligentes e sustentáveis. Nesse sentido, o retrofit tende a se tornar…

Saiba como o movimento modernista, com suas características marcantes, continua inspirando projetos arquitetônicos contemporâneos   Os estilos e movimentos arquitetônicos tendem a acompanhar as revoluções artísticas, culturais e sociais. No caso do modernismo, seus conceitos básicos surgiram na Europa, nas primeiras décadas do século 20, e acabaram impactando diversos países…

Um dos arquitetos mais reconhecidos internacionalmente, pertencente à geração modernista, assumiu nas últimas décadas uma posição de destaque na arquitetura contemporânea   Paulo Mendes da Rocha, junto com João Batista Vilanova Artigas, encabeçou a chamada Escola Paulista da arquitetura brasileira. Ambos elevaram a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade…

Confira algumas dicas para fazer com que os espaços verdes em edifícios transmitam uma sensação de bem-estar e conexão com a natureza   Criar ambientes agradáveis e ao mesmo tempo sustentáveis é um dos maiores desafios do paisagismo contemporâneo. Especialmente no caso de edifícios residenciais, os projetos de áreas verdes…