< Voltar

Quotidiano – Dia 24

The way out is in. A saída é para dentro.

A frase de Thich Nhat Hanh, citada pela autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, em nossa live de quinta-feira passada, é um bom ponto de partida para iniciarmos mais uma semana de quarentena.

Afinal, diário, se não olharmos para dentro e iniciarmos essa transformação internamente, nada vai mudar lá fora. Então, bora começar a transformar?

Vencer o medo é um caminho que começa quando tomamos consciência de nós mesmos e das pessoas ao nosso redor. Qual é nosso propósito, em meio a tudo isso? Como podemos ser propositivos, apesar da situação que estamos vivendo?

  • Vivendo o momento presente e interagindo ao máximo com as outras pessoas (ainda que virtualmente).
  • Contribuindo com nossa criatividade, nosso trabalho e empatia, para tornar as coisas um pouco melhores.
  • Aceitando que certas circunstâncias não podem ser mudadas, mas que podemos aprender muito com elas.

Continuando nossos (inúmeros!) aprendizados deste período de isolamento, hoje tivemos outra live em nosso Instagram, com João Rozário, Marketing Director / CMO Italy & Southern Europe da Pernod Ricard. O bate-papo teve como tema a vida na Itália neste momento.

 

 

E já temos mais três lives programadas para os próximos dias:

 

 

Também continuamos recebendo depoimentos de nossa equipe… A designer Júlia Spinelli tem sido um exemplo de positividade e resiliência nestes tempos desafiadores. Hoje, ela nos enviou seu relato: “Meu dia a dia como web designer não mudou muito, em quarentena. Como a própria função já diz, sempre fui do digital. Mas uma coisa que sempre foi um orgulho para mim se tornou uma preocupação: ambos meus pais são pediatras e voltaram a trabalhar. Como eles já não são mais jovens (63 e 58 anos), eu me preocupo diariamente com sua saúde, mesmo os dois sendo mais saudáveis do que eu. Foi uma questão de tempo (apenas dois dias trabalhando) para minha mãe atender um paciente com suspeita de corona; felizmente, o menino de 7 anos não apresentava um caso grave. Minha mãe e eu ficamos doentes dias depois dessa consulta; nos sentimos muito cansadas, a ponto de passar o dia todo na cama e ainda não querer sair. Eu não saí de casa em nenhum dia de quarentena. Meus pais, como médicos, tomam todas as precauções possíveis para não acontecer nada e, mesmo assim, ficamos doentes. Acredito que não seja nada sério, mas, ainda assim, queria usar meu exemplo para lembrar as pessoas de como o isolamento é necessário nestes dias. E, pra terminar com um fato engraçado, no domingo de Páscoa um papagaio entrou voando na minha sala. Demos a ele o nome de Jesus.”

 

Dica do dia

Uma coisa que muita gente descobriu durante a quarentena, diário, foi que LER pode ser uma forma fantástica de lidar com o isolamento social.

Os livros ajudam a aliviar o desconforto provocado pela solidão, porque, quando mergulhamos em uma história, é como se estivéssemos interagindo com os personagens. A palavra escrita ajuda a preencher o silêncio e trazer às nossas vidas experiências que talvez não tenhamos a chance de vivenciar.

Um projeto muito bacana que surgiu após a pandemia do Covid-19 foi o Sacadas Literárias, idealizado pelo brasileiro Leonardo Tonus, professor da Universidade de Sorbonne, na França, com o objetivo de estimular a leitura e compartilhar virtualmente textos nos mais diversos idiomas.

Funciona mais ou menos assim: qualquer pessoa pode gravar um vídeo de até três minutos, lendo um trecho de um livro de sua preferência. O diferencial é que esses textos precisam ser lidos de uma varanda, sacada ou janela. Depois, basta postar nas redes sociais com as hashtags #sacadasliterarias #literarybalcony #balconslittéraires (ou enviar para leotonusbr@hotmail.com). Para quem curte literatura, vale a pena conferir a página do projeto no Facebook.

 

Dica Coronavírus

Claro que manter as pessoas saudáveis e evitar a contaminação é importante, mas há outro aspecto essencial que não pode ser deixado de lado: a saúde mental.

Por isso, a Netflix está lançando uma nova série em suas redes sociais, com foco nos cuidados psicológicos e emocionais, em tempos de quarentena. A série, que começou na semana passada em uma live do Instagram, conta com alguns dos atores dos seriados e filmes mais populares do serviço de streaming – como Noah Centineo e Lana Condor (de Para Todos os Garotos Que Já Amei), Joey King (A Cabine do Beijo), Ross Butler e Alisha Boe (13 Reasons Why) e Caleb McLaughlin (Stranger Things). Os atores irão falar com especialistas da área de saúde e organizações ligadas à saúde mental, incluindo instituições de prevenção ao suicídio.

A série será exibida todas as quintas-feiras à noite, até 14 de maio, e discutirá os desafios que as pessoas (inclusive os jovens) estão enfrentando durante esta crise global. Assuntos como “o que fazer quando você não consegue dormir?”, “como permanecer em contato, mesmo à distância?”, “como lidar com a ansiedade?” e “o que é autocuidado?” são alguns dos temas abordados.

 

Recém-adicionados

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-moema-3dormitorios-2suites-3vagas-200m2/EI17243

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-em-condominio-venda-sao-paulo-morumbi-4dormitorios-2suites-4vagas-469m2/EI17076

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-comercial-venda-sao-paulo-jardim-europa-396m2/EI14779

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-jardim-paulistano-3dormitorios-1suite-1vaga-186m2/EI13614

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Olá, diário. Estamos em um momento de escolhas. Podemos nos afundar em uma crise, ou usar a criatividade para navegar nestas águas turbulentas. Optamos por ser criativos, claro! Sabemos que o mundo já não será mais o mesmo. Sabemos que as pessoas vão mudar, os negócios vão mudar. Teremos que…

Querido diário, A palavra “medo” tem sido uma das que mais aparecem nas redes sociais de todo o mundo, desde o início da pandemia do coronavírus. Ao lado de “tristeza” e “esperança”, essa palavra indica o quanto vivemos em uma “cultura do medo”. De acordo com o sociólogo Frank Furedi,…

Olá, diário. Nesta quinta-feira pré-feriado, concluímos o mês de abril com os ânimos renovados e a esperança de que maio seja melhor, que possamos começar a retomar as atividades presenciais e reencontrar as pessoas queridas. Para começar com boas notícias: ontem foi realizada a venda de uma casa no Jardim…

Querido diário, Voltando à ativa, pós-feriado, tivemos hoje uma live no Instagram que nos ensinou muito, com o velejador Beto Pandiani. Ele compartilhou, no bate-papo, muitos dos aprendizados que adquiriu nos 60 mil quilômetros percorridos em um catamarã sem cabine, principalmente no que diz respeito a lidar com a solitude,…

“O propósito da arte é lavar de nossas almas a poeira do dia a dia.” – Pablo Picasso Estamos na véspera do Dia das Mães. Como não podemos levar nossas mães para passear e visitar um museu ou galeria, deixamos aqui um pouco de arte para trazer alguma cor a…

Pois é, diário… Tem dias em que é difícil a gente se animar. Ontem mesmo, na live com João Rozario, da Pernod Ricard, nosso CEO Marco Túlio Vilela Lima comentou que a empolgação do início da quarentena já passou e agora nos perguntamos como seguir adiante. João contou como está…

Dois meses de quarentena, diário! Se olharmos para o lado positivo disso, quer dizer que estamos há todo esse tempo sobrevivendo e trabalhando, tendo ideias e aprendendo coisas novas, realmente “nos virando” pra superar as dificuldades que o momento colocou na nossa frente. Então, parabéns pra gente, não é mesmo?…

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” – Leo Megginson Vamos usar esta frase como inspiração para mais esta sexta-feira, diário. Até porque, hoje, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da quarentena em todo…