< Voltar

Quotidiano – Dia 25

Pois é, diário… Tem dias em que é difícil a gente se animar.

Ontem mesmo, na live com João Rozario, da Pernod Ricard, nosso CEO Marco Túlio Vilela Lima comentou que a empolgação do início da quarentena já passou e agora nos perguntamos como seguir adiante. João contou como está a situação na cidade onde vive, Milão, na Itália, e percebemos que temos perspectivas um pouco mais otimistas aqui no Brasil – já que nos recolhemos em quarentena antes de a pandemia se espalhar de forma massiva.

Ainda assim, depois de quase um mês em isolamento, temos aqueles momentos em que respiramos fundo e pensamos: o que vamos fazer? Hoje, a @Forbesbr compartilhou uma frase muito inspiradora da escritora chilena Isabel Allende: “Não sabemos o quão forte somos até sermos forçados a trazer à tona essa força oculta.”

Aqui na Esquema, acreditamos que nossa maior força está no poder das nossas ideias e na criatividade das nossas estratégias. Por isso, em nossa reunião de vendas hoje cedo, tentamos fazer um brainstorm, principalmente com a equipe comercial, para trocar experiências que nos ajudem a contornar essa crise.

A pergunta que ficou, da conversa entre toda a equipe, foi: como podemos ser ainda mais criativos?

 

 

Nesse contexto de busca por inspirações, a corretora Bárbara Lopes sugeriu o livro O Ócio Criativo, escrito pelo cientista e sociólogo italiano Domenico de Masi. Compartilhamos aqui um trechinho, que tem tudo a ver com os dias de hoje:

“[…] a plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o escudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. Por exemplo, é o que acontece comigo quando estou dando aula. E é o que eu chamo de ‘ócio criativo’ uma situação que, segundo eu, se tornará cada vez mais difundida no futuro. Há um pensamento Zen que expressa com perfeição essa forma de vida, tanto no seu aspecto prático como no seu estado de espírito: ‘Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo. Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo’.”

E, já que estamos falando em criatividade e inovação, até uma potência como o LinkedIn está se reinventando: hoje, a rede social inaugurou seu recurso de stories. A função foi liberada como teste para alguns perfis, mas logo deve ser disponibilizada para todos os usuários.

 

 

Dica do dia

Já que estamos “presos” em casa, talvez esta seja uma oportunidade de conhecer algumas das mais fantásticas obras de arte do mundo… Como?

 

 

Alguns dos principais museus do mundo disponibilizam visitas virtuais ao seus acervos, permitindo que os usuários conheçam inúmeras obras de artistas consagrados e “passeiem” por seus corredores, mesmo a quilômetros de distância. Confira alguns deles:

British Museum – Londres, Inglaterra

Louvre – Paris, França

Galeria Uffizi – Florença, Itália

Museus do Vaticano – Roma, Itália

Rijksmuseum – Amsterdã, Holanda

Guggenheim – Bilbao, Espanha

Pergamon – Berlim, Alemanha

Nossa expectativa é de que, terminado o período de isolamento, possamos voltar a visitar esses lugares incríveis pessoalmente. Mas, enquanto isso não é possível, as visitas virtuais com certeza podem nos proporcionar algumas horas de deslumbramento.

 

Dica Coronavírus

Sendo sinceros, diário, estamos um pouco cansados desse assunto…  Na televisão, na internet, nos grupos de WhatsApp, até mesmo nas reuniões de trabalho pelo Zoom, praticamente só se fala nesse tal Covid-19, não é mesmo? A overdose de informações (muitas vezes contraditórias) está trazendo também uma onda de desconforto, porque falar o tempo inteiro a respeito disso simplesmente não ajuda a resolver o problema.

Então, hoje vamos trazer nesta seção uma lista (compilada pelo site SingularityUBrasil) com algumas coisas que provavelmente irão mudar, no que diz respeito à nossa percepção de mundo, depois da pandemia:

  • Muitos de nós nos tornaremos mais autossuficientes e passaremos a fazer coisas que delegávamos a terceiros.
  • Voltaremos nosso olhar a fontes de energia renováveis, buscando um modo de vida mais sustentável.
  • Os serviços de entrega irão se modernizar cada vez mais, inclusive com ampla utilização de drones.
  • Muitos países adotarão medidas que garantam uma renda básica universal a seus cidadãos.
  • A empatia pelas outras pessoas tende a aumentar, assim como o senso de coletividade.
  • As informações fundamentadas em fatos concretos se mostrarão cada vez mais necessárias.
  • A comunicação por videochamadas se tornará ainda mais comum e passará a substituir muitas reuniões presenciais.
  • A maneira como remuneramos nossos profissionais de saúde, assim como os entregadores, coletores de lixo e todos aqueles que não pararam durante a quarentena, deve ser reavaliada. Além disso, depois que as pessoas experimentaram o home schooling, os professores talvez sejam mais valorizados.
  • Muitas novas obras de arte (livros, filmes, pinturas, músicas) serão criados durante este período de isolamento. Será também a arte que manterá a maioria das pessoas entretidas, enquanto não podem deixar suas casas.
  • Terminada a quarentena, muitos estarão endividados, mas também terão aprendido a controlar e organizar melhor suas finanças, percebendo o que é verdadeiramente essencial em suas vidas.

 

Recém-adicionados

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-locacao-sao-paulo-vila-nova-conceicao-1dormitorio-1suite-2vagas-72m2/EI17335

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-campo-belo-3dormitorios-3suites-3vagas-280m2/EI17004

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-braganca-paulista-quinta-da-baroneza-6dormitorios-6suites-3vagas-732m2/EI17313

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-higienopolis-3dormitorios-1suite-2vagas-210m2/EI16191

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Olá, diário! O que fazer com as crianças (e também os adultos) entediados em mais um final de semana de isolamento, já que a flexibilização parcial da quarentena só vale a partir de segunda-feira? Ver desenhos animados na internet, é claro! 😊 Por conta da pandemia, a Mostra de Animação…

A semana já começou com boas notícias, diário. Hoje, as corretoras Bel Martins e Paula Biagi, junto com a gerente Glória Mota, fecharam a locação de uma casa no Jardim América. Parabéns pelo ótimo trabalho, meninas! 😉 Hoje também tivemos uma live mais do que especial: um bate-papo entre nossa…

Chegou o esperado sábado, diário! E, com ele, mais uma dica de entretenimento para quem está cumprindo direitinho o isolamento social e vai ficar em casa neste final de semana. 😉 No Quotidiano 54, recomendamos uma visita virtual ao Palácio de Versalhes, na França. Acontece que o Brasil também tem…

Olá, diário! Mais um feriadinho na quarentena… e a gente buscando o que fazer pra se distrair nos momentos em que não estamos trabalhando. Uma boa pedida, para quem gosta de música, são as lives e shows de artistas (cantores ou bandas) pela internet – no YouTube e em outras…

Desde o início da pandemia da Covid-19, quando criamos o Quotidiano (uma coluna diária para manter nossa equipe e nosso público informados e engajados), temos divulgado no blog os imóveis recém-adicionados ao nosso catálogo. Atualmente, o Quotidiano se transformou em um informativo semanal divulgado apenas internamente, porém optamos por continuar publicando…

“Todas as suas ideias podem ser sólidas e até mesmo muito boas, mas você precisa colocá-las em prática para que elas importem.” – Gary Vaynerchuk, escritor e empreendedor Ao longo desses 70 dias, colocamos em prática nossa ideia de escrever o diário da Esquema. O Quotidiano se tornou uma espécie…

Olha, diário, está começando a cair a ficha. E não está tão legal assim. Aquela fase da empolgação pelo novo já passou, porque o novo chegou e agora já estamos querendo um outro novo momento. Mas, como ficar doente não é uma opção, seguiremos trabalhando, com saúde física e mental,…

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.” – Leo Megginson Vamos usar esta frase como inspiração para mais esta sexta-feira, diário. Até porque, hoje, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da quarentena em todo…