< Voltar

Quotidiano – Dia 30

Bom dia, diário!

Domingo sempre foi aquele dia da semana em que podíamos dormir um pouquinho a mais, ficar na cama de preguiça, sem pressa ou compromissos… Oras, continua sendo assim na quarentena!

Para quem migrou pro home office e tem seguido uma rotina bem disciplinada durante a semana, acordando cedo e trabalhando em horário comercial, como se nada tivesse mudado, o final de semana é a oportunidade perfeita para se permitir aquele merecido descanso.

No entanto, muitas pessoas estão sofrendo com distúrbios de sono, durante este período de isolamento. O estresse, a ansiedade e a incerteza gerados pela situação que estamos vivendo podem provocar insônia ou um sono mais agitado, que não deixa aquela sensação de relaxamento profundo, tão necessária para recarregarmos as energias. Além disso, uma noite mal dormida geralmente provoca um estado de mal humor e dificuldade de concentração.

 

 

Por isso, hoje trazemos algumas dicas para melhorar a qualidade de seu sono:

  • Procure estabelecer horários regrados para dormir e acordar, e não tire cochilos fora de hora, para que seu organismo não fique desregulado.
  • Tente fazer refeições mais leves no período da noite, preferencialmente saladas (o talo da alface, por exemplo, tem lactucina, uma substância que possui efeito calmante).
  • Evite usar celulares ou outros dispositivos eletrônicos perto da hora de ir para a cama. A luminosidade das telas afeta a produção do hormônio que induz o sono. Fique em ambientes com uma iluminação mais suave e leia um livro, por exemplo.
  • Tente não consumir alimentos ou bebidas com cafeína no período da noite (como café, refrigerante ou chocolate).
  • Observe se o local onde você dorme tem as condições apropriadas: o ideal é que seu quarto esteja escuro, silencioso, com uma temperatura amena e que tenha um colchão agradável.
  • Exercícios de respiração, práticas de auto relaxamento e meditação podem ajudar a pegar no sono com mais facilidade. Há diversos aplicativos que funcionam muito bem nesse sentido, com técnicas para aprender a relaxar, como o Medite.Se, Headspace e Calm – Meditate, Sleep, Relax.

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Respire, repense, reajuste, recomece… Quantas vezes for preciso. É isso que temos tentado, diário, a cada manhã. Hoje, tivemos nossa segunda reunião de vendas digital, pela plataforma de videoconferências Zoom. Foram 57 participantes, unindo mais uma vez a equipe que se encontra fisicamente distante. Quem iniciou a conversa foi Marco…

“Conhece-te a ti mesmo” – Sócrates Ontem, em nossa live com o designer estratégico e criativo Antonio Carlos Toze, ele citou o filósofo grego para falar sobre algo que fomos “obrigados” a fazer, isolados em quarentena: olhar para dentro. Nas últimas semanas, passamos a nos observar melhor: nosso humor, nossos medos…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

“Todas as suas ideias podem ser sólidas e até mesmo muito boas, mas você precisa colocá-las em prática para que elas importem.” – Gary Vaynerchuk, escritor e empreendedor Ao longo desses 70 dias, colocamos em prática nossa ideia de escrever o diário da Esquema. O Quotidiano se tornou uma espécie…

Olá, diário. Nesta quinta-feira pré-feriado, concluímos o mês de abril com os ânimos renovados e a esperança de que maio seja melhor, que possamos começar a retomar as atividades presenciais e reencontrar as pessoas queridas. Para começar com boas notícias: ontem foi realizada a venda de uma casa no Jardim…

Oi, diário! Na Newsletter desta semana, publicamos uma entrevista com o velejador Beto Pandiani, em que ele compartilhou as lições que aprendeu com a solitude em alto mar. Além disso, participou recentemente de uma de nossas lives, em um bate-papo super bacana com o CEO da Esquema, Marco Túlio Vilela…

Olá, diário! A semana está sendo mais curta, por conta do feriado, mas aqui na Esquema os dias têm sido bastante movimentados! Ontem tivemos uma live incrível em nosso Instagram, com o velejador Beto Pandiani. Muitas lições ficaram, mas a principal delas é uma provocação deixada por ele: a questão…

Querido diário… Hoje é feriado, mas no home office temos a impressão de que todos os dias são meio parecidos, não é? De todo modo, estamos passando só para postar a live de ontem, com a autora e estudiosa de yoga e meditação Márcia de Luca, e deixar registrada nossa…