< Voltar

Quotidiano – Dia 43

Hoje é sábado, diário! Pra muita gente, é também dia de faxina ou de dar aquela organizada em casa.

Nossa primeira recomendação é começar pelo guarda-roupa. Se você tem uma peça que não usa há mais de um ano, é hora de se desfazer dela.

Uma dica da designer de moda Bruna Godoy, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, é aproveitar a quarentena para usar um look diferente todos os dias. Assim, ao final de cada dia, você pode determinar se a peça utilizada vai para o cesto de roupa suja ou para doação. A designer também dá a ideia de customizar ou modificar roupas antigas, o que pode ser uma ótima pedida para aproveitar seu tempo livre durante o isolamento.

O ato de observar o que você realmente usa ou não (seja no guarda-roupa ou em qualquer outro cômodo da casa) é um dos pilares do método da especialista em organização pessoal, empresária e escritora japonesa Marie Kondo. “A questão do que você quer manter é, na verdade, a questão de como você quer viver sua vida”, afirma.

Kondo se tornou conhecida por conta de sua popular série Ordem na Casa com Marie Kondo, disponível na Netflix. Com dicas super úteis e simples de seguir, ela ensina a organizar tudo em sua casa: desde a gaveta de roupa íntima até os armários da cozinha e a bagunça da garagem.

“Quando nós realmente mergulhamos nas razões pelas quais não conseguimos nos desapegar de algo, existem apenas duas: um apego ao passado ou um medo em relação ao futuro”, explica. Seu método basicamente funciona da seguinte forma: analisar se os objetos que possuímos “trazem alegria” ou não. Segundo a especialista, nós devemos escolher o que queremos manter, não o que iremos jogar fora.

E lembre-se: reduzir a quantidade de coisas que você tem também facilita a limpeza, além de proporcionar uma sensação de relaxamento e “dever cumprido”. O objetivo é organizar todos os itens de modo que possa facilmente encontrar qualquer objeto em sua casa.

Para terminar (e inspirar quem pretende começar a organização agora mesmo), deixamos um questionamento muito sábio de Marie Kondo: “Você realmente pode dizer que dá valor a algo que estava enterrado tão fundo no seu closet ou gaveta que havia até esquecido de sua existência?”

 

 

ARTIGOS
RELACIONADOS

Oi, diário… Em pleno 1º de abril, o famoso “dia da mentira”, a grande verdade é que estamos com saudades de ver as pessoas queridas e sair de casa. Mas quem disse que vamos deixar uma quarentenazinha nos derrubar? Tem dias em que a gente se sente um pouco melhor…

Querido diário, Voltando à ativa, pós-feriado, tivemos hoje uma live no Instagram que nos ensinou muito, com o velejador Beto Pandiani. Ele compartilhou, no bate-papo, muitos dos aprendizados que adquiriu nos 60 mil quilômetros percorridos em um catamarã sem cabine, principalmente no que diz respeito a lidar com a solitude,…

Nossa, diário… com essa história de home office, às vezes parece que perdemos um pouco a noção do tempo. Já faz uma semana que estamos aqui, contando nosso quotidiano, mas temos a impressão de que faz muito mais do que isso! Os dias em isolamento têm sido produtivos, com certeza,…

E não é que sextou de novo, diário? Pela segunda vez nesta quarentena, recebemos o final de semana de braços abertos… É quando sobra um tempinho pra dar aquela geral na casa, ler um livro, fazer exercícios, testar uma receita nova, ver um bom filme ou simplesmente curtir a presença…

“O propósito da arte é lavar de nossas almas a poeira do dia a dia.” – Pablo Picasso Estamos na véspera do Dia das Mães. Como não podemos levar nossas mães para passear e visitar um museu ou galeria, deixamos aqui um pouco de arte para trazer alguma cor a…

A semana já começou com boas notícias, diário. Hoje, as corretoras Bel Martins e Paula Biagi, junto com a gerente Glória Mota, fecharam a locação de uma casa no Jardim América. Parabéns pelo ótimo trabalho, meninas! 😉 Hoje também tivemos uma live mais do que especial: um bate-papo entre nossa…

E lá vamos nós para mais uma semana de isolamento… Hoje, sentindo que já estamos bastante adaptados ao trabalho em home office, mas com a necessidade diária de inventar e reinventar estratégias, abraçar novos projetos, fazer com que as coisas continuem sempre em movimento. Simplesmente não podemos ficar parados. Entre…

Querido diário, Com o pronunciamento do governador do estado de São Paulo sobre a flexibilização da quarentena a partir da semana que vem (incluindo a permissão para reabertura de empresas do setor imobiliário, com algumas restrições), estamos nos preparando para dar adeus aos Quotidianos diários – eles passarão a ser…