Quotidiano

Quotidiano – Dia 6

As coisas não param, diário.

Mesmo parecendo que a vida passa em um ritmo diferente, agora que estamos em casa durante a quarentena, tentamos manter nossas rotinas e trabalhar todos os dias para superar esta fase da melhor forma possível.

Hoje, com um número impressionante de participantes (65 colaboradores, tanto corretores quanto profissionais da administração, marketing e operacional), tivemos nossa primeira reunião online de equipe. Foi lindo! Pessoas de todas as idades – inclusive os mais velhos – conseguiram se conectar à plataforma Zoom e participar da conversa com nosso CEO Marco Túlio Vilela Lima e a diretora de marketing Graziela Monteiro.

Bem-vindos ao mundo digital!

 

 

Ao entrarem na sala virtual de reuniões, os participantes aproveitaram pra matar um pouco a saudade dos colegas, contar suas novidades e até mesmo mostrar seus pets. Foi um momento gostoso de descontração, que mostra o quanto nosso grupo é mesmo como uma grande família!

Túlio iniciou o encontro falando sobre nossos preparativos e estratégias para a próxima semana – já que agora os planejamentos não são mensais, mas semanais. Mesmo com a empresa em home office, ele reforçou que os serviços e o funcionamento permanecem inalterados: o atendimento ao telefone, a instalação de placas, a produção de fotos e vídeos profissionais (com todos os devidos cuidados de higiene e segurança, é claro) continuam como sempre. “A gente montou uma estrutura para que a empresa não pare”, afirmou o CEO.

Tanto Túlio quanto Graziela reforçaram, durante a reunião, a necessidade de termos paciência e tolerância uns com os outros, neste período atípico da nossa história. “A gente sabe que em algum momento podemos ter dificuldades. Mas estamos nos preparando e tomando atitudes bem pensadas, sem desespero”, disse ele, transmitindo um pouco de sua calma para todos os colaboradores.

Túlio ressaltou ainda que este é um momento de oportunidades. “Os clientes mais empreendedores têm essa visão. Nós, que somos da equipe comercial, também já temos esse espírito. Precisamos estar atentos; primeiramente, organizando a empresa e esperando que esta fase seja curta, para que a economia do país não sofra tanto”, disse. Depois, Graziela Monteiro apresentou o planejamento do marketing a curto, médio e longo prazo.

Um momento bonito que tivemos durante a reunião foi quando Eliane Bello, uma de nossas corretoras, contou que estava indo para a maternidade conhecer seu netinho Benício, que acaba de nascer. Muito emocionada, ela mal conseguiu falar para os colegas o que estava sentindo. É… a vida se renova, mesmo em meio a tantas notícias difíceis. Comemoramos esse nascimento de uma nova vovó e desejamos muita saúde para toda a família!

 

O pequeno Benício, neto de Eliane Bello

 

Continuando nossos depoimentos diários, a corretora Karine Borges nos mandou uma mensagem muito bacana e com palavras que podem ser aplicadas à vida em geral, não só ao campo profissional: “Acredito que este é um momento de ressignificarmos tudo. O significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos. Quando mudamos o filtro, mudamos o significado e, então, podemos aprender a pensar e sentir de outro modo sobre os fatos da vida, ver novos pontos de vista ou levar outros fatores em consideração. Quando o significado se modifica, mudamos também nossa maneira de agir. Então, comecei a pensar e a trabalhar diferente. Afinal de contas, é da crise que surgem as oportunidades. Só precisamos relaxar e abrir a nossa ‘gavetinha’ da criatividade. Todos estão reclusos e nas suas casas, acredito, mas os sonhos não morreram, estão apenas adormecidos. Todos estão receosos, carentes pela exclusão social, mas querem continuar a caminhada. E eu sou a ferramenta dessa caminhada, para algumas pessoas. Liguei para alguns proprietários, hoje, perguntando se estavam protegidos e se a família estava bem. Todos foram solícitos e, assim, o diálogo se estendeu para o mercado imobiliário. Demonstrei que eu precisava do apoio deles para continuarmos juntos, em frente, andando. Foi aí que consegui novos valores de venda para alguns imóveis, que levei para alguns clientes de carteira, no intuito de mantê-los ativos.”

 

Dica do dia

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam, em períodos de crise como o que estamos passando, é engajar a equipe. Em home office, esse desafio fica ainda mais complicado! Como manter o foco dos colaboradores, sem a presença constante e o “olho no olho”?

Bem, em primeiro lugar, a presença constante pode e deve acontecer de maneira digital, mesmo que não seja presencial. Comunicação, alinhamento e confiança são palavras essenciais para que esse processo funcione e dê bons resultados.

O modelo de trabalho remoto não é, de forma alguma, sinônimo de férias. Ele pode significar inclusive um aumento de produtividade, já que (trabalhando sozinhos em sua casa) diminuem as distrações e aumenta a concentração.

Para que isso aconteça, selecionamos algumas dicas que são muito úteis na hora de encarar o home office – que se tornou a melhor alternativa neste período de quarentena:

  • Crie um ambiente de trabalho adequado e se mantenha dentro de uma rotina, com horários estabelecidos e muita disciplina.
  • Comece o dia organizando suas demandas. É importante listar os trabalhos e projetos a serem realizados, para ter um ponto de apoio se acabar perdendo o foco. Organização acima de tudo!
  • Faça o possível para alinhar metas e tarefas com seus colegas e superiores. Para isso, a coordenação e a orientação dos gerentes ou diretores são fundamentais.
  • Reforce a comunicação constante com sua equipe, por meio de reuniões virtuais, ligações, e-mails e mensagens de celular. Esteja sempre acessível e mantenha contato. A tecnologia é nossa maior aliada!
  • Problemas e dificuldades irão aparecer, mas é preciso ter tranquilidade. As crises têm muito a nos ensinar, mas esse aprendizado só acontece quando a relação entre todos os envolvidos é de confiança mútua.

 

Dica Coronavírus

É, diário, até mesmo as Olimpíadas foram afetadas pelo Covid-19. Depois de muitos pedidos de atletas e de representantes de diversos países, o Comitê Olímpico Internacional (COI) se pronunciou no dia de hoje sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora é oficial: tanto as Olimpíadas quanto as Paralimpíadas do Japão serão adiadas para 2021. A cerimônia de abertura dos jogos estava marcada para o dia 24 de julho deste ano.

Outra notícia muito importante tem a ver com vacinação. Por conta do coronavírus, a campanha de vacinação contra a gripe começou ontem (23 de março) em todo o Brasil. A vacina não imuniza contra o Covid-19, mas a campanha foi antecipada de abril para março para facilitar o diagnóstico do vírus, já que os sintomas são semelhantes, além de aliviar o sistema de saúde.

Para agilizar a aplicação das vacinas, na cidade de São Paulo, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão montar estruturas em que os motoristas apenas encostam o carro, passam por uma triagem e são vacinados, como em um sistema de drive-thru. Além disso, serão montadas tendas pela cidade e pontos de vacinação em escolas e outras instituições. A partir de abril, as redes de farmácias também estarão aptas a aplicar gratuitamente a vacina. A expectativa da Prefeitura é imunizar 90% da população na capital paulista.

 

Oportunidades

Em nossa reunião com os corretores, hoje, alguns imóveis foram colocados como oportunidades no mercado. São aqueles que, por sua localização, terreno ou estrutura, apresentam precificação abaixo do metro quadrado de sua região – ou seja, com valores vantajosos para quem quer investir em bons negócios neste momento. Confira essas oportunidades:

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-cidade-jardim-4dormitorios-2suites-4vagas-480m2/EI17005

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-jardim-america-3dormitorios-3suites-4vagas-331m2/EI14209

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/apartamento-venda-sao-paulo-cidade-jardim-3dormitorios-3suites-4vagas-236m2/EI15734

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-jardim-luzitania-4dormitorios-2suites-1vaga-559m2/EI9586

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-cidade-jardim-4dormitorios-4suites-10vagas-803m2/EI16918

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-jardim-guedala-4dormitorios-4suites-6vagas-800m2/EI8131

 

https://www.esquemaimoveis.com.br/imovel/casa-residencial-venda-sao-paulo-boacava-5dormitorios-4suites-6vagas-944m2/EI16216

 

Spread the love